Jogos de estratégia. Espionagem!


A pessoa em causa se ler isto saberá de quem se trata.

Não sei se sabem, mas um dos jogos de browser (explorador) é o infame Tribal Wars (Tribos). Tenho um rapazito meu amigo que joga no servidor Português depois de eu ser gentilmente convidado a abandonar o mesmo visto estar em confronto directo com os moderadores por várias injustiças ocorridas, que recentemente serviu de espião para uma das melhores tribos do jogo.

Sendo espião como evidente consegue uma vantagem extraordinária para a sua tribo. Sabendo assim as horas a que certos jogadores irão atacar, as tropas disponíveis, os apoios e qualquer decisão interna tomada. Pode inclusive destabilizar a tribo a ponto de ela se desfazer. Estrategicamente teremos de admitir que esta actitude é absolutamente perfeita para uma tribo ganhar uma guerra.

O problema é a moralidade da questão. Claro que o rapaz é bastante novo e foi mandado pelo lider da tribo. Fez apenas o que um bom membro faria ou seja, o que o chefe quer. Então qual o problema?
Como dito acima é uma questão de moralidade. Será que ele faz bem em espiar os outros? Será que ganhar uma vantagem suja como estas é merecedora de repreensão ou de congratulação?

Poderiamos dizer que é um jogo de estratégia e por isso se deve jogar para ganhar. Limpo ou sujo. Mas para isso temos de pensar a verdadeira razão do porquê de este tipo de jogos serem tão populares. Estes jogos baseam-se nas relações inter-humanas ou seja dependedo de como consigamos criar uma relação com outra pessoa ou não, iremos obter dela confiança para atacar-mos outros jogadores conjuntamente. São tipos de jogos onde aplicamos na totalidade a nossa verdadeira personalidade e não apenas o que queremos transparecer.

Então ao admitirmos a hipótese de nos tornar-mos espiões, estamos na realidade a demonstrar que a nossa personalidade é puramente baseada em interesses. Isso faz de nós pessoas más. Pessoas que lutam pelos seus interesses pessoais sem se preocuparem com o que realmente interessa. Pessoas que devem manter a dignidade e a moral acima de coisas fúteis e supérfluas.

O rapaz por várias vezes tentou explicar o porquê de ter sido apanhado. Mas o que está em causa não é o facto de ter sido apanhado. Mas sim a acção que tomou. Claro que a intenção dele era simplesmente manter-se em jogo visto estar rodeado de jogadores que poderiam rapidamente acabar com ele.

A lógica é nunca cedermos sobre pressão, é lutarmos naquilo em que acreditamos. Seguirmos em frente contra tudo e contra todos se forem essas as nossas convicções. Claro que essas devem ser sempre lógicas. O rapaz é um bom garoto que tomou uma decisão errada. Acredito que ele vai aprender com esta lição e que isso o tornará uma pessoa melhor.

Embora tenha ficado extremamente desiludido, acredito piamente que ele não voltará a repetir tal acção. E sei que a partir de agora o seu objectivo principal serão os amigos e não um jogo.

(Um agradecimento especial à menina Sofia Leitão pela chamada de atenção a alguns erros ortográficos)

0 Responses to “Jogos de estratégia. Espionagem!”



  1. Deixe um Comentário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 168 outros seguidores

Calendário de posts

Junho 2010
M T W T F S S
« Maio   Ago »
 123456
78910111213
14151617181920
21222324252627
282930  

RSS Aquela cena Chata

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Visualizações ao blog

  • 54,257 visitas

%d bloggers like this: