[Desafios do Blog] Jogos de poder e interesse (JinxPwnerGirl1)


Estou a começar a ler o meu mail e parece que o desafio teve bastante adesão. O primeiro é precisamente sobre este tópico. A pergunta é:

“… e assim gostava de saber o que achas dos recorrentes jogos de poder e interesse quer nos jogos, politica e sociedade em geral…” – JinxPwnerGirl1 (via gmail)

 

Vou tentar responder da melhor forma possível.

Bem para sermos capaz de responder a isto temos de primeiro perceber o que realmente se ganha. Temos uma sociedade que prioriza o poder, interesse e sucesso acima de tudo o resto. Desde pequenos que nos ensinam que se tivermos poder temos grande parte dos nossos estão resolvidos. Claro que nos ensinam que o amor isto e aquilo mas na verdade acima disso o poder ganha destaque sempre. E quem os pode culpar? Estamos num mundo de interesses e joguinhos… de aparências… Tudo o que interessa é manter o aspecto social requerido pela frente e ser o pior possível por trás. Isto é o bom sucesso de um crápula. A humanidade é de facto corrumpida.

Como para termos o que queremos é essencial manter um certo tipo de perfil social e acima de tudo sermos capazes de agradar dentro de certos parametros, por vezes existe quem se destaque nesse jogo. Não são apenas algumas pessoas que o fazem, são apenas algumas que se destacam no mesmo. Pessoas que pela frente dizem algo e por detrás fazem o contrário. Manipulam a seu gosto e mostram apenas o que querem. Estas que se destacam é apenas por serem muito más no jogo de interesse. Usualmente são as que mais criticam e mais interessadas se mostram. Estão sempre na linha da frente como militantes e têm o perfil social de pessoas integras. Podes observar estes factores em especial na politica. Observa o perfil que tentam passar para fora e o que no fim demonstram. O padrão é sempre o mesmo.

O que nos leva a outro tema importante mas que resumirei muito rápido para não fugirmos do assunto por muito tempo.  O ser humano é incrivelmente previsível. Com informação suficiente somos capazes de prever um ser humano normal ao pormenor. Por este mesmo motivo temos a psicologia e a estatística que entre tantos outros estudos nos ajudam a perceber os padrões sociais comuns e noutros casos  de cada ser humano especifico. Então com observação e capacidade de encaixe suficiente é possível determinar os padrões de cada pessoa.

Voltando ao tema… Os jogos de poder são necessários. A meu ver não sempre, nem a maioria das vezes. Mas há alturas em que é necessário fazê-los. Infelizmente a sociedade obriga-nos a isso e a incapacidade do ser humano aceitar diferenças naturais também.
Pessoalmente digo-te que seria muito mais fácil recorrer há integração no meio social e procurar agradar. Infelizmente ou felizmente sou pouco social. Dou-me principalmente com pessoas que não tendem a esconder quem são e acima de tudo só procuram agradar a si próprias.

Logo não sou apologista desses joguinhos embora admita que são por vezes necessários.

Agradeço a participação e és sempre bem-vinda com este tipo de perguntas.

5 Responses to “[Desafios do Blog] Jogos de poder e interesse (JinxPwnerGirl1)”


  1. 1 hiatus Dezembro 9, 2010 às 3:18 am

    e como se impede isto?

    gostei do artigo mas acho que esta pergunta é importante

    • 2 Perfect Harmony Dezembro 9, 2010 às 4:38 am

      Aqui está uma pergunta há qual não gosto de responder…
      Bem, eu falo apenas por mim. Eu não impeço. Deixo as pessoas tomarem o tipo de atitude que preferirem e deixo-as ter também as consequências das mesmas. Mesmo quando certo tipo de atitudes são comigo, aprendi a dar tempo. Deixar os problemas correr por si (isto não significa ignorá-los). Como o ditado popular diz “mais depressa se apanha um mentiroso que um coxo”, penso que o mesmo se aplica ao joguinhos de poder. Tudo vem ao de cima mais tarde ou mais cedo, se alguem quiser saber alguma coisa sabe onde estou para me perguntar e quem não o fizer e preferir tirar ilações sem saber dos factos todos já me está a demonstrar o tipo de pessoa que é. Ou seja, alguém que não quero por perto. Resumindo, pessoalmente prefiro dar tempo. Não quer dizer que é o certo a fazer, mas sim o que eu faço.

  2. 3 kakoliveira Dezembro 10, 2010 às 12:04 pm

    Gostei do texto, muito interessante, Parabéns🙂

    • 4 Perfect Harmony Dezembro 10, 2010 às 5:34 pm

      Obrigado André. E contigo anda tudo bem?

  3. 5 james Janeiro 5, 2011 às 6:31 pm

    i like it


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 168 outros seguidores

Calendário de posts

Dezembro 2010
M T W T F S S
« Nov   Jan »
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728293031  

RSS Aquela cena Chata

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Visualizações ao blog

  • 54,257 visitas

%d bloggers like this: