Congressista atingida num tiroteio nos EUA. Sarah Palin pode ser culpada?


A congressista democrata norte-americana Gabrielle Giffords, do estado do Arizona, foi hoje, sábado, atingida num tiroteio registado em Tucson, num evento público. As primeiras informações relatavam a sua morte, mas a notícia já foi desmentida.

De acordo com a agência Associated Press, uma pessoa morreu e 12 ficaram feridas no tiroteio, incluindo elementos do gabinete da congressista.

O jornal New York Times dá conta que a congressista, de 40 anos, foi atingida na cabeça e transportada para uma unidade hospitalar em Tucson, desconhecendo-se o seu estado de saúde.

Ainda de acordo com o jornal, o tiroteio aconteceu num supermercado em Tuscon, onde a congressista participava num evento público com a população local.                                                                                                                              in- JN

 

Apenas uma pequena nota… 6 pessoas vitimas do tiroteio já morreram, incluindo um juiz federal e uma criança. Também já se sabe que o nome do atirador é Jared Lee Loughner. A pergunta é, porque é que este massacre tem uma importância especial?

Bem, dos leitores não sei quantos acompanham as noticias politicas dos Estados Unidos da América por isso vou mostrar-vos um pequeno panfleto de uma campanha que a Sarah Palin fez recentemente.

Este é um pequeno mapa de congressistas que a Sarah Palin queria tirar de funções e reganhar esses mesmos locais com apoiantes dela. Talvez os alvos no mapa sejam realmente inapropriados e possam dar a ideia errada a determinadas pessoas como os democratas afirmaram. Mas calminha… Os republicanos acharam que não. O certo é que o districto da congressista Gabrielle Giffords está marcado no mapa com um alvo, tal qual os alvos marcados em jogos de tiros ou apenas representativos de miras de armas de fogo. Isto quer dizer que a Sarah Palin é culpada? Vamos avançar…

Depois dos alvos de tiroteio marcados no mapa, aparece este twitter que diz claramente “Não fujam, em vez disso, RECARREGUEM! (termo usado para armas de fogo) a letra grande para não deixar duvidas.

Volto a perguntar, pode ela ser culpada do que aconteceu? O certo é que pouco depois do que aconteceu e quando ainda não se sabia quem era o atirador, ela retirou o twitter e o poster. Mesmo que não a considerem culpada, ela sabe que pode ter tido responsabilidade nesta situação e por isso tentou livrar-se das evidencias que pudessem ligá-la ao tiroteio. Não estou a dizer que ela esteja implicada directamente no sentido de dar a ordem. Mas certamente que a irresponsabilidade dela pode (e provavelmente teve) bastante influencia no que aconteceu.

Os jornais por lá começam agora a fazer os seus habituais joguinhos políticos e a tentar atribuir “lados” ao atirador. Uns querem dizer que ele é liberal, democrata ou republicano e a verdade é que até já apresentaram uma testemunha (que não o vê desde 2007) como prova de que ele é liberal.  O certo é que alguém que tem como seus preferidos Marx e Rand, Hitler e Harper Lee é uma pessoa que está em paz com o conflito. É errado tentar colocá-lo como liberal, democrata ou republicano. Ele é alguém que se agarra a ideias ultra-liberais e ideias ultra-conservativas.  Quando pomos alvos em cima de pessoas e dizemos que é preciso tomar-mos acção contra elas e quando dizemos que não devemos fugir mas sim recarregar (no sentido de armas) coisas assim acontecem.

E sinceramente acho que deveria haver consequencias sérias para quem toma este tipo de atitudes. Quando alguem está a em cima da linha para decidir se faz ou não algo realmente estupido, este tipo de coisas influencia e muito o que poderia ser evitado. Independentemente se ela é culpada ou não, ela achou que era e por isso mesmo tirou o cartaz e o twetter sobre isso. Ao contrário de muitos que acham que isto pode terminar a sua carreira politica, eu acho sinceramente que não. Pessoas assim nunca são culpabilizadas.

6 pessoas morreram, outras 6 estão em estado critico.  Uma congressista que tentou passar várias propostas legislativas como baixar o salário dos congressistas em 5% para poder evitar cortes salariais para o publico levou um tiro na cabeça. Está em estado critico e se por alguma razão sobreviver terá provavelmente problemas gravíssimos para o resto da sua vida. Espero sinceramente que ela consiga sobreviver e por algum mero acaso não fique com marcas muito profundas. É alguém que sinceramente respeito tanto pelo trabalho que fazia em prol do povo como pela pessoa extraordinária que se mostrava. Espero também que hajam sérias consequências para todos os envolvidos mas de alguma forma duvido que alguém que não o maluco seja responsabilizado. Belo mundo este. Deixo-vos abaixo com uma foto da senhora e pensem bem no que se passou aqui.

5 Responses to “Congressista atingida num tiroteio nos EUA. Sarah Palin pode ser culpada?”


  1. 1 unlockmymind Janeiro 9, 2011 às 2:57 pm

    Foi assim que começou a caça às bruxas…

    • 2 Perfect Harmony Janeiro 9, 2011 às 3:55 pm

      Assim como?

  2. 3 myway Janeiro 9, 2011 às 11:26 pm

    tão mas a gaja pox mesmo essas marcas no mapa? e disse mesmo aquela merda? granda vaca!

  3. 4 Diogo Francisco da Silva Janeiro 14, 2011 às 6:35 pm

    Espero que a Justiça Americana apure as responsabilidades e puna a todos os culpados de forma exemplar, pois os EUA são um farol para as demais Democracias.
    Em relação à senhora Palin, trata-se de uma política tão irresponsável, populista (líder carismático demagogo) e ávida por poder que, simplesmente, espero que os cidadãos americanos aproveitem esta oportunidade para por um ponto final em sua desprezível carreira política.
    Como conservadora, ela tem muito que aprender com a senhora Thatcher e com outros igualmente inteligentes.
    Não a chamemos de vaca para que não ofendamos esses animais milenarmente tão úteis à Humanidade!

    • 5 Perfect Harmony Janeiro 15, 2011 às 7:26 pm

      Infelizmente sabemos a dificuldade disso🙂


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 168 outros seguidores

Calendário de posts

Janeiro 2011
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

RSS Aquela cena Chata

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Visualizações ao blog

  • 54,257 visitas

%d bloggers like this: