Simo Häyhä – A morte branca


Neste últimos dias tenho falado em nomes e contado histórias verídicas que ninguém parece acreditar. Então vou por algumas aqui. Tudo isto pode ser facilmente comprovado com uma pesquisa rápida. O primeiro desta série de posts será Simo Häyhä, um sniper lendário e homem com mais mortes confirmadas registadas em todas as guerras.

Häyhä nasceu na cidade de Rautjärvi, próxima à atual fronteira entre a Finlândia e a Rússia. Quinteiro (fazendeiro) de profissão levava uma vida relativamente aborrecida. Cumpriu o serviço militar obrigatório de um ano em 1925, sendo convocado em 1939 após o inicio da Guerra de Inverno entre a Finlândia e a União Soviética. Instalado na área norte do Lago Ladoga, passou a servir como sniper (atirador-especial).

Trabalhava em temperaturas que iam dos -20 aos -40 graus e usava uma camuflagem totalmente branca. Häyhä é creditado por mais de 500 mortes confirmadas de soldados soviéticos. Era executada uma contagem diária de baixas no campo de batalha de Kollaa, e os relatórios não-oficiais finlandeses estimam cerca de 542, o número de mortes que lhe foi atribuído.

Häyhä usou uma variante da espingarda soviética Mosin-Nagant, pois era adequado à sua baixa estatura.

Acima a Suomi K31 SMG e abaixo a Mosin Nagant M28.

Muitos apenas reconhecem Simo Häyhä apenas pela sua habilidade como sniper. No entanto isto não é inteiramente correcto pois ele também era perito no uso da Suomi K31 SMG como mais de 200 soldados soviéticos tiveram a infelicidade de comprovar. No entanto este numero não foi comprovado.

Para não se expor os seus esconderijos, ele preferia usar miras normais em detrimento das telescópicas, pois com esta última o sniper deve erguer um pouco a cabeça, além de haver o risco da lente reflectir a luz do sol. Outra táctica usada por Häyhä era compactar a neve à sua frente para que o tiro não não deixasse rasto e acabar por revelar a sua posição. Ele também colocava neve na boca, escondendo assim quaisquer sinais que sua respiração pudesse provocar.

Sima Häyhä a pensar quem será o seu próximo alvo.

A marca de mais de 500 mortes foi alcançada num período de 100 dias, com Häyhä atingindo o número recorde de 5 por dia, praticamente uma morte a cada hora do curto dia de inverno.

Quando os soviéticos descobriram que dezenas de homens estavam a ser mortos apenas por um com uma espingarda, pensaram que se calhar era melhor acabar com ele tentando executar vários planos para acabar com apenas um homem. Começaram por mandar uma força-operativa para o encontrar e eliminarem-no. Häyhä matou-os a todos… Depois arranjaram uma equipa de contra-atiradores (snipers especializados a matar outros snipers). Häyhä voltou a  acabar com todos…

Visto que toda a gente que os soviéticos tinham estava demasiado morta ou demasiado assustada para chegar perto dele, decidiram bombardear todos os locais onde ele pudesse estar. Aparentemente até acertaram no local onde ele estava e foi mesmo atingido por estilhaços que lhe destruíram a característica camuflagem branca. Talvez os estilhaços estivessem demasiado assustados mas também não o magoaram.

Até que finalmente a 6 de março de 1940 Häyhä foi finalmente parado… Um sortudo deu-lhe um tiro na mandíbula durante um combate corpo-a-corpo. Com o impacto, a bala explosiva girou e atravessou-lhe o crânio. Ele foi levado para a base por soldados aliados, que disseram que “faltava metade da sua cabeça”. E a “morte branca” foi finalmente parada…

Durante uma semana…

Mesmo tendo um caso grave de tiro-na-cara ele estava vivinho-da-silva. Ficou inconsciente até 13 de março, um dia depois da assinatura do tratado de paz que pôs fim ao conflito. Pouco depois, Häyhä foi promovido de cabo a primeiro-tenente pelo marchal-de-campo Carl Gustaf Emil Mannerheim. Nenhum outro soldado jamais conseguiu uma escalada de posto tão rápida na história militar da Finlândia.

O melhor que Hollywood conseguiu fazer:

Bob Lee Swagger (Mark Wahlberg) do filme "Shooter"

Em Shooter, Mark Wahlberg interpreta um solitário, desgastado ex-atirador tentando
fugir aos fantasmas do seu passado. Bob Lee é chamado pelo FBI, que querem
saber se ele (hipoteticamente) quisesse matar alguém, vamos dizer, o presidente, como
é que ele (hipoteticamente) iria fazê-lo? Eles alegam que ele é “o melhor que existe”
porque depois de anos de treino com sniper, ele conseguiu
matar 70 homens no deserto com uma destas:

 

Porque não se compara:

Para além do óbvio facto de que Häyhä matou mais de 10 vezes mais homens apenas após a formação mais básica militar, ele fez-o em cerca de 20-40º abaixo de 0, no meio da floresta. E ele fez isso com uma destas:

Veredicto final entre realidade e ficção. Como fica Hollywood?

Vi um exactamente igual a semana passada numa loja-do-cidadão

 

5 Responses to “Simo Häyhä – A morte branca”


  1. 1 kakoliveira Janeiro 26, 2011 às 1:47 pm

    Eu lembro me de ver um filme no canal Hollywood sobre um sniper, este soviético, que matava nazis, generais e assim. Não me recordo do nome, mas gostei do filme :p. Neste filme também mostra alguns promenores que referiste, vou tentar saber do nome.

  2. 2 kakoliveira Janeiro 26, 2011 às 2:39 pm

    JÁ TÁ, encontrei o nome do filme, é: Inimigo Às Portas.

    • 3 Perfect Harmony Janeiro 26, 2011 às 8:14 pm

      Ainda não vi mas sou capaz de o sacar ^^

  3. 4 unknownactivity Janeiro 27, 2011 às 11:51 pm

    sacar é ilegal mano:/
    quando é que te vais começar a reger pelos padrões éticos inalienáveis da nossa sociedade? …

    nao tinha nada para fazer, soz xD

    • 5 Perfect Harmony Janeiro 28, 2011 às 11:05 am

      Tens razão :s
      Como não existe mais ninguém to planeta a cometar um acto tão vil, como sou eu capaz de o fazer?!?!

      LOOOLZ


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s




Indique o seu endereço de email para subscrever este blog e receber notificações de novos posts por email.

Junte-se a 168 outros seguidores

Calendário de posts

Janeiro 2011
M T W T F S S
« Dez   Fev »
 12
3456789
10111213141516
17181920212223
24252627282930
31  

RSS Aquela cena Chata

  • Ocorreu um erro; é provável que o feed esteja indisponível. Tente novamente mais tarde.

Visualizações ao blog

  • 54,257 visitas

%d bloggers like this: